-->

Melhorando a Sintonia

Para quem mora em cidades pequenas, longe o suficiente de grandes centros e das interferências causadas pelo excesso de prédios e indústrias, a sugestão é simples! Melhore sua antena. Para quem mora em cidades grandes - e em muitos casos, para os moradores de cidades pequenas com uma boa antena - o problema mais freqüente com a recepção através de rádios de galena é o seguinte: Só é possível sintonizar uma estação!

Se uma estação transmissora de rádio for muito mais próxima, ou mais potente que todas as outras, será impossível captar o sinal de outras sem "enforcar" o sinal da mais forte através de um "Sintonizador de Antena".

Cada freqüência de transmissão de rádio corresponde um "comprimento de onda" - por isto dizemos que algumas rádios são de ondas médias, curtas ou longas. O comprimento da nossa antena, se for múltiplo ou divisor do comprimento de onda da freqüência de transmissão da estação de rádio, será mais propício a recepção do sinal. Está ficando complicado? Talvez seja a hora de você conhecer um pouco mais sobre a TEORIA. A grosso modo, o tamanho da antena que "conta" para a "compatibilidade" ou não com o comprimento de onda para a estação de rádio inclui o tamanho da sua antena, somado ao do fio que vai da antena até o rádio, somado ao comprimento do fio usado na bobina. Você "sintoniza" uma antena aumentando ou diminuindo o seu tamanho. Claro que não vamos ficar diminuindo o que já está feito, mas vamos usar um truque para aumentar o comprimento do fio da antena de maneira que possamos diminuí-lo e aumentá-lo quando for necessário.

Construa uma nova bobina, exatamente como você fez em seu rádio de galena (utilize as mesmas instruções para a montagem, monte o cursor ou sintonizador da mesma maneira que montou antes. Todos os sintonizadores de antena que eu uso são antigos rádios de galena dos quais tirei os componentes desnecessários. Desligue a antena de seu rádio de galena e ligue-a em seu sintonizador. A outra parte do circuito do sintonizador vai para o rádio, confirme a ilustração logo acima, à esquerda. Posicione o cursor do sintonizador de forma a que o sinal da rádio que está atrapalhando fique o mais baixo possível, ou até desapareça. Use agora o sintonizador do seu rádio de galena para buscar outras estações. O primeiro rádio de galena que montei onde
moro era capaz de pegar duas estações, com o sintonizador
de antena peguei mais seis, algumas a mais de 200 kms de distância!
Veja abaixo o diagrama completo de um de meus rádios com o sintonizador de antena.


Que tal conhecer agora a TEORIA por trás de tudo isto?

Ou siga navegando pelos demais artigos da seção Rádio Gagá:



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal