Que beleza a mediocridade!

Uma das palestras da Agile 2008 Conference foi a seguinte: "We suck less! Isn't mediocrity great?"

Um dos temas desenvolvidos nesta palestra foi o fato de empresas adotarem métodos ágeis, terem um ganho de produtividade e pararem por aí. Infelizmente, pude constatar que isto acontece. Ao se implantar metodologias ágeis em um setor de uma empresa ou instituição, parece que os resultados, ao mesmo tempo que impressionam, assustam. Um setor mais produtivo que os demais passa a ser fonte de um certo terror inexplicável, vira alvo de críticas extremas e, porque não dizer, de inveja. O pior é que é mais ou menos comum aquela resposta e ação do tipo: "Hmm, bacana esse negócio, mas vamos implementar primeiro nesse departamento, depois expandimos para os demais...".

Este primeiro departamento é, tipicamente:

  • um reconhecido desastre dentro da empresa;
  • uma área sem nenhuma importância e, portanto, sem nenhum risco;
  • uma área que precisa entregar um projeto dentro de um prazo limitadíssimo.

O fato é que, independente da situação, o método ágil, o Scrum, funcionará para qualquer caso. Todos ficam contentes e a aplicação do processo pára por aí. Em alguns meses, ninguém lembra mais do que aconteceu. Fica perdido em alguma apresentação de um executivo da empresa: "No ano de 200X adotamos o [Scrum|XP|ISO9000|PGQP|CMM - faça a sua escolha] e experimentamos um ganho de desempenho de YYY%!". Lindo, todos aplaudem. Poderia ser um ganho de Y elevado a Y elevado a Y se a adoção não tivesse sido abandonada em 200X+1.

Por isso, quando você for adotar o Scrum, adote na empresa inteira. Se tiver que começar com um departamento, use a argumentação desse artigo e procure se municiar de bons exemplos para tentar fazer com que este departamento seja apenas o primeiro. Se um departamento for tudo o que você tiver para começar, comece mesmo assim! Documente tudo, faça um bom relatório de fechamento e, preferencialmente, agende uma apresentação dos benefícios conseguidos ao final do processo para os tomadores de decisão da empresa. De preferência, estabeleça o compromisso de fazer esta apresentação já no início da aplicação do processo.

Pode parecer exagero, mas as forças da manutenção da mediocridade farão o possível para isolar resultados que levem ao aumento de produtividade. Mas a força estará com você!

Artigo publicado originalmente no I-Scrum



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal