Depois que começamos a ler sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software, acabamos por descobrir que tais métodos não necessariamente aplicam-se só para isso. Acabo de ler a newsletter Get to the Point que conta que a Alaska Airlines passou a atender seus passageiros no check-in em apenas oito minutos, contra uma média de 25 minutos que levava anteriormente. Uma equipe da própria empresa fez a pesquisa e os testes que levaram à reestruturação do check-in. A consultora Leigh Duncan-Durst, que escreveu sobre o assunto, aponta que todas as empresas podem seguir o exemplo da Alaska Airlines:
- Coloque junto os melhores, mais criativos e inteligentes.
- Apresente a eles uma lista priorizada de melhorias desejadas.
- Dê a eles o tempo e recursos para discussões, desenvolvimento e experimentação.
- Encorage-os para que interajam com colegas que estão lidando com desafios semelhantes.
- Finalmente, teste as melhorias recomendadas, faça os ajustes necessários e adote a solução.
Leigh ainda conclui com uma motivação: "Nem sempre você precisa de uma pesquisa sofisticada ou agências caras para ajudá-lo a melhorar sua experiência. Freqüentemente, você pode encontrar soluções inovadoras dentro de sua própria empresa".
Aliás, é por aí mesmo, dentro da empresa, que um bom consultor tipicamente começa a colher material para o seu trabalho, não é mesmo?
Publicado originalmente no I-Scrum