Quem explica a Web 2.0?

Quem está inserido no mundo da tecnologia tem, muitas vezes, uma grande dificuldade para explicar coisas que, para os iniciados, fazem todo o sentido do mundo mas que, para a grande maioria (na qual, muitas vezes, me incluo) parece etrusco antigo. Assim é com a Web 2.0. Todo mundo sabe que está aí e que tem a ver com Ajax (não o limpador!). Agora, para que serve e como se diferencia da Web que conhecemos é que é o "X" da questão.

A resposta veio com um excelente livro e a extensão das idéias de seus autores em projetos práticos já visíveis na Internet. Carlos Nepomuceno e Marcos Cavalcanti são os autores de "O Conhecimento em Rede - Como implantar projetos de inteligência coletiva", que recebi em minha casa enquanto estava de férias, com um gentil autógrafo do Carlos. A Web 2.0 já começa a fazer sentido com o título do livro: ela é a base para o desenvolvimento da inteligência coletiva.

A inteligência coletiva é aquela que nasce quando deixamos de ser apenas receptores de informação, mas adquirimos a capacidade de levar nossas idéias a muitas pessoas de uma só vez, de forma imediata ou não, interagindo também com as idéias de muitas outras pessoas e criando um caldeirão de conhecimento que, com a crítica, a análise e a contribuição de todos passa a ser automaticamente organizado e filtrado. Esta nova forma de expressão do conhecimento, na Internet, vem representada especialmente através dos mais variados tipos de blogs e a interação gerada por eles. O trabalho do filósofo Pierre Lévy, que tive a grata oportunidade de conhecer pessoalmente há pouco mais de dois anos, em São Paulo, reconhecidamente influencia a obra de Carlos e Marcos. Mas, a leitura do livro, antes de exigir algum conhecimento prévio dos textos de Pierre Lévy ou outros, faz com que o leitor sinta-se impelido a seguir adiante e aprender mais sobre o tema. Ouso dizer que "O Conhecimento em Rede" poderia quase ser chamado, sem nenhum demérito, "Web 2.0 para o resto de nós".

Apenas por elucidar a forma como a inteligência coletiva evolui com a Web 2.0 o livro já valeria a pena, mas ele ainda segue adiante e mostra, na prática, como implementar projetos deste tipo. Mas isto não é tudo! Os autores ainda apresentam um projeto real, sob a licença GPL, para que os interessados possam começar a experimentar imediatamente os conceitos expostos no livro. Quer mais? O site do projeto está no ar para ser testado ainda antes que seja necessário o download.

Parece até bom demais para ser verdade, mas é isto mesmo! Assim como eu fiquei encantado com o livro, as idéias e o projeto de Carlos e Marcos, espero que os leitores também fiquem!

Mais informações no site do Instituto de Inteligência Coletiva.

Artigo produzido para o Dicas-L



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal