Eventos de Software Livre

Tive a honra de participar neste final de semana, dias 20 e 21 de outubro, do 1.o encontro SOLIVRE-PR. Graças a Deus, meu trabalho tem me levado a muitos eventos de software livre no Brasil e em vários lugares do mundo, mas confesso ter um carinho especial por eventos que acontecem pelos interiores, em cidades que podem até não estar no mapa para muitos. Quando a Fernanda Alves Chaves perguntou-me se eu poderia palestrar em Ivaiporã eu mesmo não tinha a cidade em meu mapa. Ainda bem que pude corrigir isto!

Toda a vez em que participo de um evento como este, eu já sei que terei boas surpresas. Foi assim em Ourinhos, São Carlos, Taquara, Três de Maio, Ivoti, Candiota e em tantas outras cidades. A viagem de Lajeado até Ivaiporã já foi um acontecimento por si só. Peguei uma carona com o Júnior, presidente da Solis até Porto Alegre e de lá um vôo até Curitiba, onde a Fernanda já me esperava para almoçarmos com o Helio Chissini de Castro. Ir a Curitiba e não visitar o Helio é como ir a Porto Alegre e não visitar o monumental Olímpico. O almoço foi no Taisho pois aproveito Curitiba para repor a taxa de Sushi em meu sangue. Seguimos viagem com o carro da Fernanda, o Gasparzinho, pelo caminho de Ponta Grossa, passando por Vila Velha que só pudemos ver de longe tanto na ida quanto na volta.

Chegando em Ivaiporã, por volta das nove da noite, saímos para jantar com o Professor Aleks Montanha, organizador do evento e idealizador do SOLIVRE. Aguardávamos ainda para o jantar o Dr. Ricardo Pietrobon, que faria a palestra logo após a minha no dia seguinte. Até então, eu só sabia que o Dr. Ricardo era filho do Dr. Antônio Pietrobon, que deu nome ao prêmio de US$ 3 mil que seria entregue no evento a um projeto de software livre no apoio à pesquisa médica.

No dia seguinte pude assistir a algumas palestras. O bom de se participar de um evento como palestrante e não como organizador é justamente poder curtir o mesmo e as boas palestras dos demais colegas. Não invejo o trabalho de organização do Professor Montanha, e admiro muito pessoas que, como ele, dão o sangue e fazem milagres para que tudo ocorra dentro da melhor qualidade. Assisti a explicação do Alexandre Marcondes sobre o SCRUM, que eu só conhecia de nome (prometo falar mais sobre isto, continuando meu artigo sobre Extreme Programming). Após a minha palestra, sobre sistemas em software livre para a gestão acadêmica, fiquei para a apresentação do Dr. Ricardo. Aí é que, como dizemos aqui no Sul, me caíram os butiás dos bolsos!

O Dr. Ricardo participa do CESO (Center for Excellence in Surgical Outcomes) da Universidade de Duke, Carolina do Norte. Na página principal do CESO, há um link para "Free Software", além de outras informações em "pesquisa sobre pesquisa" (Research about Research) e publicações que podem ser livremente acessadas. O link para publicações já evidencia o fato de que o Dr. Ricardo é um sujeito bastante ocupado. Ainda assim, nascido em Ivaiporã e incentivado por seu pai a buscar uma carreira internacional através da qual pudesse fazer diferença positiva na vida de outras pessoas, ele não esquece seu país nem sua cidade natal. Ao receber uma homenagem da prefeitura emocionou-se ao lembrar de seu pai e sua infância. Foi ele o idealizador do prêmio que leva o nome de seu pai e que busca incentivar o desenvolvimento de software livre na área de medicina. Uma nova edição do prêmio já está programada para esta mesma época, no ano que vem e será entregue no encontro do SOLIVRE em Maringá.

Eu, que nunca havia ouvido falar de Ivaiporã e nem do Dr. Ricardo, fiquei mais uma vez encantado em constatar que existem pessoas que fazem muito não só pelo software livre, mas pelo desenvolvimento de seu país e sua região, não importa onde estejam. Recomendo aos leitores que sigam os links deste artigo para conhecer mais sobre as iniciativas que busquei destacar aqui.