-->

Educação e Tecnologia - Aprendendo Inglês com o Google

Usar o Google para buscar aulas e exercícios de inglês é relativamente fácil e, com um pouco de paciência, é possível encontrar uma série de bons recursos. Quem quer começar a aprender inglês, e mesmo aqueles que querem buscar conteúdos para o ensino da língua, muitas vezes deparam-se com a dificuldade de encontrar textos em níveis de leitura mais fácil que sirvam bem ao começo da aprendizagem.

O Google, em sua versão em inglês, possui um recurso interessante para a filtragem de textos por níveis de dificuldade. Mas, ao iniciar o Google, ele normalmente descobre onde você está e vai direto para a página em português. Você pode enganar o Google acessando o endereço http://www.google.com/ncr - isto fará com que o Google seja aberto na sua versão original, em inglês.

Agora procure por um termo qualquer, em inglês, por exemplo, bedtime stories. Note que, no painel à sua esquerda na página, bem abaixo, você encontra a opção Show search tools. Clique nela e você encontrará no menu All results o link para Reading level. Clique nele e você verá, acima de seus resultados de busca, a opção para a filtragem por textos nos níveis Basic, Intermediate e Advanced. Você deve estar vendo algo parecido com o resultado deste link.

Imagine, por exemplo, que você quer construir uma aula tratando de atualidades para seus alunos do nível básico de inglês. Ou então, imagine um estudante que está se iniciando na língua mas já quer aproveitar para aprender com o que está acontecendo atualmente nos Estados Unidos ou na Inglaterra. Procure por presidential elections e, como acima, selecione o Reading level.

Nota: uma faixa azul no topo dos resultados de pesquisa, onde está escrito Reading Level, indica que você ainda está nesse modo de busca. Clicando no X à direita desta faixa faz com que você retorne à pesquisa sem esse filtro.

Ao selecionar o nível Basic você encontrará vários textos simples sobre as eleições presidenciais. Se você quiser apenas as notícias fresquinhas use, ainda no painel à esquerda, a opção Past 24 hours para ter apenas os resultados das últimas 24 horas. Sua pesquisa deve estar parecida com o resultado deste link.

Que tal uma perspectiva, que não seja a americana, das eleições presidenciais, ou que você queira saber das eleições presidenciais de outros países de língua inglesa. Acrescente o seguinte em sua caixa de busca: -site:.com -site:.gov. Sua busca agora deve parecer com o que está neste link.

Infelizmente sabemos que a terminação de endereços em .com, mesmo sendo oficialmente dos Estados Unidos, são usadas para conteúdos de muitos outros países. Assim, é claro que alguns resultados, mesmo não sendo realmente americanos, também serão excluídos neste exemplo.

Para tentar eliminar de vez as eleições americanas de sua busca e saber apenas sobre as eleições presidenciais de outros países, acrescente -obama (sem as aspas) à sua caixa de busca. É algo parecido com o que está neste link que você está vendo? Entendeu a lógica, certo?

Será que existe algum site brasileiro escrito em inglês que fala sobre as eleições presidenciais americanas, especialmente a respeito do candidato Obama? Tente esse link.

Será que a famosa Obama Girl está participando das eleições presidenciais deste ano? Veja aqui.

Captou o espírito? Agora divirta-se!

Publicado originalmente no Dicas-L

.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal