Desconecte-se e conecte-se

Vi este vídeo pela primeira vez no 13º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet e ele me fez refletir bastante. Meu trabalho inevitavelmente depende de um computador e da conexão com a internet. Hoje mesmo, meu sócio Cesar Brod escreveu um artigo, para a sua coluna no Dicas-L, sobre a paz que causa a falta de energia.

Você já parou para pensar sobre como era o passado sem computador, sem internet? Será que as pessoas eram mais humanas, mais próximas? Será que curtíamos mais a natureza, um dia lindo de sol, um bom chimarrão com a família?

Eu mesma tenho que me policiar para não ficar muitas horas pendurada no meu netbook mesmo depois de ter encerrado o expediente de trabalho. É lógico que a internet aproxima as pessoas que encontram-se longe fisicamente. Hoje estou em Floripa, semana passada estava em Foz do Iguaçu, e, nem por isso, deixei de me comunicar com meu namorado, minha irmã, meu sócio, minha sogra e minhas amigas, via internet. Minha mãe não é desta era, embora ela queira ter um computador de vez em quando. Meu irmão tem notebook, tem domínio e email próprio mas, como ele diz, “isso não é pra mim”. Ele sabe da importância do relacionamento via internet com os clientes, mas ainda encontra uma certa dificuldade para executar certas tarefas. Seus filhos, assim como todas as crianças de hoje já nascem sabendo. Já nascem com os conhecimentos da era digital embutidos em seu DNA. Ganham um tablet de presente de 1 ano.

Não acho que as pessoas sem internet fossem mais humanas. Mas, percebo que deixamos muita coisa passar lá fora quando estamos conectados. O mundo virtual vicia, cuidado. Nada substitui um abraço, um banho de chuva, uma trilha, uma boa conversa cara-a-cara, uma caminhada em meio à natureza, um beijo. Saiba desconectar-se e conectar-se com o real.

Publicado originalmente em joicekafer.tumblr.com



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal