-->

Cinco dicas para boas apresentações

“Nosso cérebro começa a trabalhar no momento em que nascemos e nunca mais para até o momento em que temos que falar em público.” -- George Jessel

Costumo fazer várias apresentações, quase sempre em eventos de tecnologia, e sempre busco melhorar a forma como as faço. Minha maior fonte de inspiração e aprendizagem são as palestras ministradas por outras pessoas, algumas das quais já mencionei aqui no meu blog, como o Rubens Queiroz de Almeida, o Cícero Moraes, o Alexandre Gomes, a Martha Gabriel e tantas outras. Foi justamente através de um tweet da Martha que cheguei a este artigo da Maria Popova para o portal Brain Pickings, com cinco boas dicas para apresentações em público:

  1. As pessoas captam melhor as coisas que são apresentadas em pedaços de 20 minutos cada. Está aí o sucesso das palestras do TED!
  2. Nossos cinco sentidos competem entre si. Um slide poluído vai direcionar a atenção da plateia para o slide, não para você.
  3. A plateia está atenta a seu tom de voz e linguagem corporal. Grave e assista suas apresentações para ver como os outros o estão vendo.
  4. Se você quer que as pessoas participem, chame-as para a ação e seja específico sobre a forma como você quer que elas participem.
  5. Demonstre sua paixão pelo assunto que está apresentando. Essa paixão contagiará a plateia.

O vídeo abaixo é um resumo de seis minutos dessa coisa toda:

5 Things Every Presenter Needs To Know About People from Weinschenk on Vimeo.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal