-->

Cidades Inteligentes e Cidadãos Participantes #4 - Objetivos do Milênio

Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas estabeleceu oito Objetivos do Milênio - ODM que devem ser atingidos por todos os países até 2015:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Atingir o ensino básico universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
Clique para ver a imagem ampliada

Em 2010 a ONU sugeriu a seus países membros que trabalhassem estes objetivos de forma regionalizada, coisa que o Brasil, através da Secretaria-Geral da Presidência da República já incentivava desde 2009. Hoje, faltando apenas três anos para o cumprimento dos objetivos com os quais os países membros da ONU compromenteram-se, ainda há muito a ser feito.

Você pode verificar a quantas anda o seu município com relação aos ODM no Portal ODM, filtrando os resultados por estado e cidade. Como exemplo, neste link estão os dados da cidade de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, com relação ao segundo objetivo (Atingir o ensino básico universal). Órgãos regionais de pesquisa possuem dados mais detalhados, como a FEE - Fundação de Economia e Estatística, também do Rio Grande do Sul. A FEE fornece um quadro resumo das regiões do estado cujos municípios têm mais de 70% de chance de não cumprir os objetivos do milênio, dentre outras informações relevantes.

Onde moro, no Vale do Taquari, participo das atividades promovidas por nosso Núcleo Regional dos ODM, que no início de 2013 começa a trabalhar ações específicas junto aos prefeitos que tomarão posse em nossa região, a fim de que eles tenham conhecimento de como estão os indicadores de suas cidades e intensifiquem ações de melhoria. Espera-se que essas ações venham a tornar-se práticas replicáveis em muitas outras regiões e que também possamos aproveitar práticas coletadas de outras regiões.

Você já deu uma olhada em como está a sua cidade com relação aos Objetivos do Milênio e pensou de que forma pode contribuir para a sua melhoria?

Leia também

Publicado originalmente no Dicas-L.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal