-->

15 anos de amizade

Eu não lembro exatamente quando tornei-me um assinante da lista Dicas-L, mas foi bem no começo! Ela tinha dois anos quando conheci pessoalmente, em 1999, seu criador, o Rubens Queiroz de Almeida, que me honra, desde então, com sua amizade e sabedoria.

Lá em 2008 eu havia escrito um artigo contando um pouco sobre o Rubens, mas o aniversário de 15 anos da Dicas-L provoca-me a escrever um pouco mais.

O Rubens é um mineiro típico. Parece o Ziraldo mas com os cabelos ainda pretos. Apesar de regularmos de idade, o Rubens é meio que um paizão, sempre preocupando-se que todos ao redor dele estejam bem. Recentemente eu e a Joice tivemos a oportunidade de sermos hospedados pela família Queiroz de Almeida. Foi tanto mimo e comida boa que nem dava vontade de ir embora.

Como todo bom mineiro, o Rubens é cheio das manias. Uma delas são os seus seriados que ele mantém em seu tablet e todos os dias assiste religiosamente, conectando o cabo HDMI à sua imensa TV. Bom, a verdade mesmo é que é a TV quem acaba assistindo ao Rubens dormir.

A forma como o Rubens organiza o seu dia é invejável. Além de trabalhar na Unicamp, manter um excelente curso de inglês online e cuidar da lista e do site Dicas-L, ele alimenta alguns projetos paralelos curiosos, como o site Só Bobagem. E lê! Lê muito! Não sei como é que cabe tanta coisa na cabeça deste sujeito!

O fato é que o Rubens descobriu que sua memória é limitada e todos os que o conhecem sabem que ele criou a lista Dicas-L como um backup. A cada vez que ele descobria alguma coisa, criava uma dica sobre ela e a publicava. Ficava aos mecanismos de busca a tarefa de ajudá-lo a recuperar esta memória residente na web.

Resolvi fazer uma brincadeirinha com os títulos das dicas do Rubens. Copiei-os para um arquivo texto a partir da página com o arquivo e contei as ocorrências delas com a ajuda de um comandinho em perl que encontrei na web. Descontando preposições e artigos, a palavra mais usada nos títulos das dicas é... Adivinha! Acertou! Linux, com 381 ocorrências. Assim, a desculpa de que o L na Dicas-L não quer dizer Linux não cola!

A distribuição Linux que aparece mais vezes é a Debian, com 93 ocorrências, seguida por sua derivada Ubuntu, com 73 ocorrências. Para os que estão curiosos em saber quantas vezes a palavra Windows aparece, aqui está: 81 vezes. Obviamente, a primeira linguagem de programação, em número de ocorrências, é também a melhor do mundo: PHP, com 49 ocorrências!

Claro que se essa mesma busca fosse feita dentro do texto dos artigos o cenário poderia ser diferente. Mas o fato é que a Dicas-L é um excelente registro da história da tecnologia da informação do Brasil neste período de 15 anos e além. Parabéns ao Rubens pela longevidade e qualidade de sua iniciativa!

Publicado originalmente no Dicas-L



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal