Capítulo 10 – A definição de pronto

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO, AGORA EM FORMATO LIVRE

É importante se chegar a um acordo sobre o que todos os envolvidos em um projeto consideram “pronto”, mas também é preciso cuidado para não burocratizar o processo a ponto de impedir a dinâmica natural dos requisitos mutantes do projeto. Você pode topar com muitos praticantes ainda tateando no mundo da agilidade, que ainda vivem o paradigma do “grande contrato”, que aprisiona o cliente em requisitos iniciais (definidos antes mesmo de ele ter o pleno conhecimento do que deseja).

Done and Undone

Esse artigo de Ken Schwaber e David Starr apresenta alguns cenários em que há interpretações diversas sobre o que está pronto ou não, os problemas causados por isso e as lições aprendidas.

Definition of Done

Essa é a versão web do capítulo sobre Definition of Done, do livro de Mitch Lacey, The Scrum Field Guide: Practical Advice for Your First Year (Addison-Wesley, 2012). O artigo inclui o link para o download de um workshop que leva à discussão e ao estabelecimento de um acordo sobre o que é o “pronto”.

Atenção: O serviço de compartilhamento utilizado para armazenar os arquivos desse livro, o UbuntuOne, foi descontinuado. O novo link para os arquivos referenciados no livro são os seguintes:

raquete.png
bola.png
imagem da máquina virtual
explode.tar.bz2
bolas.tar.bz2



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal